24/06/2012

Discriminação nas empresas, será que ainda existe?

Fui ao meu cardiologista me consultar e fazer aqueles exames normais que faço uma vez  por anos, enquanto aguardava a minha vez , na sala de espera  conheci o Paulo, formado em engenharia eletrônica, com 31 anos, solteiro e que estava indignado com uma empresa multinacional, a qual negara a vaga que ele havia se candidatado, pelo fato de ser fumante, ora, em primeiro lugar isso é considerado crime, pois expor uma pessoa ao constrangimento e ao mesmo tempo interferir em seus  direitos.Vejamos algumas situações que ainda acontecem do mundo.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) começa a se preocupar com novas formas de discriminação que vem prejudicando pessoas predispostas a algumas doenças, obesos e fumantes. Apesar de reconhecer que é positivo o incentivo dos empregadores aos que decidem parar de fumar ou desejam ter vida mais saudável, a OIT alerta que é discriminação negar ou tirar emprego de pessoas pelo estilo de vida considerado incompatível ou que vai causar maiores custos pelo afastamento do trabalho. Além da discriminação pela predisposição, fumantes e obesos vem sendo prejudicados, segundo alerta a OIT.  O desafio é estabelecer uma linha divisória entre liberdade individual e comportamento que submete colegas de trabalho a riscos.
Nos EUA, muitas empresas evitam contratar fumantes ou elevar o valor da contribuição do seguro de saúde. A situação fez com que 30 Estados americanos aprovarem leis contra a discriminação laboral dos fumantes. Mas 11 Estados permitem diferenças nas contribuições de seguro dessas pessoas.
No mundo, são comuns as restrições contra o fumo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou em dezembro de 2005 que deixaria de contratar fumantes que se negassem a abandonar o cigarro. Mas, em agosto de 2006, a Comissão de Direitos Humanos da Nova Zelândia declarou que negar emprego a fumantes era ilícito.
Para a OIT, a decisões sobre emprego devem ser baseadas na capacidade da pessoa realizar um trabalho. Não contratar fumantes cujo comportamento afeta o cumprimento das tarefas é ato justificado. Também é aceita a recusa se essas pessoas prejudicam colegas no ambiente de trabalho. Mas é considerada discriminação e intromissão indevida na vida privada das pessoas negar trabalho ou despedir quem é fumante e fuma fora do horário de trabalho. Material extraído ;

 [Valor Econômico - 11/05/2007]

Continuando.
Pois bem, ele foi ao cardiologista  fazer alguns exames, para  juntar ao processo que moveria contra a tal empresa., pois ele se sentia humilhado e prejudicado pelo tempo que perdeu fazendo entrevistas com os diretores, testes escritos e psicológicos,exames e até mesmo os teatrinhos nas dinâmicas feitas por esta empresa, segundo ele, este processo durou mais ou menos trinta dias. Quando soube da sua eliminação,deste dia em diante, disse o Paulo, parei de fumar em virtude do nervosismo e da revolta que isso me ocasionou. Tem coisas na vida da gente que é engraçado, o fato de fumar, me atrapalhou no ingresso desta empresa e outras coisa que eu nem notei. Então eu pergunto, porque fumar, quais os benefícios que o cigarro traz? Afeta a nossa saúde, causa um rombo no bolso e sem contar o incomodo que causamos aos outros. Quem sabe se eu não fosse fumante não estaria trabalhando nesta empresa, este emprego eu acredito ser o sonho de muitas pessoas. Mais calmo alguns dias após a nossa conversa o Paulo me confidenciou que tudo isso era coisa do destino e ele fumante, teria que passar por isso para deixar de lado o cigarro.Poderia ter sido pior,um enfarto, uma parada cardíaca ou qualquer outro problema envolvendo sua saúde.Foi melhor assim, pois tive apenas um prejuízo material, e não a perda de um órgão ou até mesmo da minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário