20/05/2012

Uma história comovente de um ex-fumante.

A família e os amigos, podem  muito ajudar a quem quer parar de fumar.

Veja o depoimento a seguir.

Eu João C. M com  30 anos de idade, casado pai de dois lindos garotos e uma linda  garotinha, fumei durante 15 anos em média meia carteira por dia, gostava de jogar uma bolinha nos finais de semana e sempre acompanhado dos meus filhos. Inesperadamente um dia quando entrei no campo para jogar, não consegui correr mais de trinta minutos, saí de campo tossindo muito e agarrado a alguns amigos que me colocaram em um banco para que eu descansasse  um pouco. Tomei um copo d´água e acendi um cigarro, meu filho menor disse, papai o cigarro quase o matou e vc ainda quer fumar? Hoje vc jogou um pouco, será que um outro dia vc conseguirá ao menos entrar em campo?
Neste momento minha mente foi mais além, enquanto meu filho dizia isso, eu pensei...Será que terei outra chance novamente, ou nem estarei aqui? Este cigarro que ainda estava comigo, joguei fora, peguei a carteira do bolso, dei ao o meu filho e disse, faça o que vc achar melhor, ele jogou no chão, pisoteava  com tanto ódio dizendo, vc queria acabar com meu pai, só que ele foi mais forte com vc e está te derrotando, que bom que o meu pai está se desligando dessa coisa venenosa e sem graça. Quero que meu pai viva muitos anos e com muita saúde. Vendo tudo isso, fiquei paralisado com a situação criada pelo meu filho, eu não acreditava o que estava vendo, pois uma atitude  de um garoto de onze anos, é  pra deixar qualquer um surpreso e emocionado. Eu fiquei.
Fiz muitos exames para ver o que realmente estava acontecendo comigo, e a causa é uma só, o tabagismo, pois a carga de componentes químicos  que o tal cigarro traz, é uma coisa impressionante, são quase 5200 componentes químicos que o meu pulmão estava absorvendo. Graças a  Deus nove anos se passaram, nunca mais pensei em fumar, pois a vida é tão curta, porque  encurta-la  ainda mais. Hoje continuo jogando minha bolinha nos finais de semana, tenho uma saúde maravilhosa e nunca mais tive qualquer surpresa deste tipo. Quando vejo alguém fumando, tento aconselhar e muitas vezes o fumante até se irrita comigo, dizendo que o problema é dele e eu não tenho nada com isso, penso comigo mesmo, será que eu não fiz o mesmo quando alguém tentou me ajudar, querendo meu bem, e a resposta que essa pessoa recebeu pode ter sido esta.
Entendo a reação das pessoas quando são aconselhadas a deixar este vício, por tanto vejo que as pessoas que aqui contam suas histórias, direto ou indiretamente, terão pela frente esta tarefa de ajudar as demais. Fiz um balanço de quanto  gastei nestes 15 anos que fumei. Consumi 2.735 carteiras ao preço da época de R$ 3,50, isso representou um gasto de R$ 9.572,50. Vamos pensar de uma outra maneira, imaginemos que, ao invés de fumar  eu depositasse o valor de cada carteira na poupança, quanto não teria, além das consultas médicas que tive e as medicações que comprei? Pense nisso.

2 comentários:

  1. Parabéns..Graças oa Senhor Jesus ele te libertou..to vivendo isso com meu marido..ele acorda de madrugada e sai pra rua pra fumar..mas eu creio q Jesus esta preparando essa vitoria pra ele, nao so pra ele mas pra mim e pro meu filho..

    ResponderExcluir