29/07/2012

Uma vida que prometia muito sucesso, foi interrompida tragicamente

Roberto de tal, casado, pai de dois filhos, representante comercial, formado em agronomia, fui ao velório do primo da minha esposa, o cara tinha um porte físico invejável, malhava com freqüência , seus quase dois metros de altura o destacavam dos demais que com ele estavam, pois o sujeito realmente tinha presença.
Além dessas qualidades, o sujeito também tinha seus defeitos, um deles era fumar, um dia passou mal, foi ao médico e os exames constataram câncer no pulmão. Deste momento em diante, seu corpo, sua aparência, regredia muito  rápido, tanto físico quanto psicológico. Seu estado era crítico, pois as mudanças aconteciam muito  rápido, tanto é que o levaram a morte. Neste período de enfermidade quando nós o visitávamos, não entendíamos porque aquele cara forte com uma saúde de ferro, estava  todo entubado, dependia daquilo para sobreviver, a cada visita ele estava diferente, mais abatido e parecia que os seus dias de vida, estavam diminuindo, ele estava morrendo aos poucos. Tenho certeza que as pessoas que o conheciam, se assustaram ao vê-lo no caixão daquela maneira, pois aquele cara  forte, bonitão e de presença, com seus 1,90m de altura, 90  kg, reduziu a  mais ou menos 40 kg.  Com 35 anos, formado e pós graduado em engenharia mecânica, sua trajetória profissional era de sucesso, pois estava com viagem programada para a Itália, conhecer a fábrica da Ferrari, premio este, conquistado em um concurso. É uma pena que a sua vida teve este fim trágico e ele não desfrutou  mais nada. Me lembro de uma frase que ele um dia disse para um amigo seu, o cigarro dava uma sensação de prazer, hoje pergunto, será?
Interromper uma vida de sucesso e sonhos a realizar é prazer?
Deste dia então resolvi parar de fumar, decidi acabar com o cigarro, antes que ele acabasse comigo. Hoje com 42 anos, estou a 2 anos sem fumar, sinto-me cada dia melhor, tenho mais ânimo para trabalhar, passear, viajar e até mesmo jogar uma bolinha quando o tempo me permite. Faço uma campanha para os amigos  que fumam, o tabagismo vai aos pouco, debilitando as pessoas até  leva-las a morte. Já ouvi amigos meus  dizendo que broxaram um dia, eles ainda fumam e dizem que não é do cigarro. Hora meus amigos, o que posso fazer para mostrar a vocês que o cigarro é prejudicial a saúde? A vida é de vocês, más o dever de lhes dizer que o cigarro é maligno, é meu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário