08/05/2012

Dr. Gilson Antônio Yarede - Quanto você perde Fumando?

ENTREVISTA COM O DR. GILSON ANTONIO YAREDE

Gilson Antonio Yarede médico cardiologista, formado na Universidade Federal de Santa Catarina em 1976.

Adão: Quais os malefícios que o cigarro provoca ao ser humano e em especial ao coração?

Dr. Gilson: veja ,nós já temos definido que o cigarro afeta vários órgãos,principalmente o coração e o pulmão,no coração ele afeta principalmente a coronária,ele pré-dispõe a eventos tais como infarto ou a morte súbita e pode levar a um comprometimento agudo das coronárias e espasmos.Espasmos nada mais é do que uma contração das coronárias fazendo com que o fluxo de sangue no coração pare bruscamente e isso se traduz a um enfarto, isso pode acontecer pois o cigarro é o maior causador destes problemas.

Adão: Quais são os primeiros sintomas que o cigarro provoca ao coração?

Dr. Gilson: O primeiro sintoma crônico que aparece quando a pessoa dá inicio ao tabagismo é a taquicardia onde o coração começa a bater mais rápido e essas conseqüências são graves,pois quando você inala a nicotina o chamado Co2,você provoca no coração uma diminuição de oxigênio que é o seu combustível, então quando você fuma,injeta mais Co2 no seu compartimento,reduzindo assim a quantidade de oxigênio do seu coração aos pulmões,quanto mais teor de Co2,menos oxigênio nos pulmões e isso significa que o coração para compensar esta falta de oxigênio, precisa acelerar mais, provocando então a taquicardia,pois precisa passar mais tempo no pulmão para captar mais oxigênio.

Adão: O cigarro altera os batimentos cardíacos de um fumante e quais as conseqüências
que ele causa?

Dr. Gilson: A taquicardia é o aumento das frequências cardíacas e isso se traduz em cansaço,uma menor capacidade de exercício pulmonar do que uma pessoa que não fuma, isso são as primeiras conseqüências e daí por diante os problemas vão aparecendo cada vez mais, com a evolução do tabagismo compromete um órgão que da forças ao coração que são os pulmões e ai inicia então o que chamamos de efisema pulmonar,comprometendo então os órgãos que são os pulmões e o coração e então os sintomas aparecem com mais freqüências,ou seja,cansaço,mais palpitação,epneia, é neste momento que a sua resistência diminui em função da nicotina o Co2.

Adão: Como cardiologista, qual o conselho que o sr daria para os fumantes.
 
Dr. Gilson: O primeiro passo é fazer a população entender que o cigarro é um dos maiores malefícios para a humanidade porque ele é associado a vários fatores, tais como o tabagismo,o sedentarismo,a obesidade,fator familiar,o stress emocional e somando todos estes fatores,o resultado é uma pré-disposição e assim os eventos aparecem com mais freqüência,então se eliminar-mos todos estes fatores teremos uma melhor qualidade de vida e diminuiremos os riscos de acontecer estes evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário